sábado, 9 de outubro de 2010

Jesus - Uma teoria...

Para quem já leu a Bíblia Sagrada, sabe que no livro de Lucas é dito a história de Jesus desde o nascimento até os 12, e depois há um salto no tempo até os 30 anos.

Conheço diversas teorias sobre por onde o Mestre da humanidade e seus pais teriam passado... Sabemos que ele foi para o Egito, porém, existem registro também que ele teria ido ao Himalaya. E ai, como fica?



Bem... Além disso, sabemos que Jesus não era loirinho também... Mas isso já é outra história.

Segundo a narrativa, José, pai de Jesus, junto com Maria, se foram para lá pois Pilatos estava procurando por ele. Sabemos que o Rei poderia encontra-lo, pois também fora informado que antes do nascimento do Cristo, seu pai estava se recenseando. Portanto, os dados de moradia já estariam completamente disponíveis. A questões é perguntar o porque de tal viagem até o egito, e não para outro lugar...

O Egito, já a muito tempo, era a maior colônia judaica do Império Romano, depois da própria Jerusalém, tanto que foi lá que surgiu a Septuaginta, que é a Bíblia Judaica ampliada, escrita em grego. Lá também (darn) era uma cidade cosmopolita. Era crucial saber grego por aquelas bandas. Então, por isso já podemos saber que boa parte das citações bíblicas feitas por Jesus tinham por base a Septuaginta, e ele falava grego por causa da cidade em que estava (isto será visto mais a frente, quando ele recebe gregos de nascença em Jerusalém e fala com eles, lá pelo Evangelho de João), além do próprio Hebraico, língua dos júdeus, e o aramaico, língua de seus pais. Estando lá, ele aprenderia o suficiente para ser um rabi, coisa que todo júdeu homem deveria fazer.

O mais ironico disso tudo, era que, tanto a viagem quanto o ensino eram carissimos, e não era qualquer família que conseguia tal feito. Por sorte, podemos ver suas duas árvores genealógicas, por parte de Pai, e de mãe. Em Mateus está a parte pai, em Lucas, a parte de mãe. Em ambas sabemos que ele era descendente direto de Salomão, e do Chefe dos sacerdotes levitas. Assim sendo, ele não era tão pobre quanto nos fazem crer... Mas enfim.

Porém, como todos iremos ver, seguindo a leitura, Jesus não parava quieto. Com certeza acabou saindo de lá indo viajar o mundo, provavelmente sozinho, como sempre fazia. Nos Evangelhos ele sempre tinha gente ao lado, pois eles o seguiam, mas Jesus não fazia questão alguma de ser seguido. Possivelmente, levando isso em conta, ele teria ido para a Índia, e teria aprendido mais algumas lições de outras culturas, o que lhe deu a visão tolerante sobre outros povos, e mais rígida quanto ao seu próprio povo (coisa que muitos cristãos deveriam fazer).

O que pode ser observado, era que ele tinha muitos ensinamentos relacionados aos essênios (João Batista era um), a própria Cabala (já que Alexandria do Egito era um centro da mesma), e muito provavelmente, do budismo (algumas de suas parábolas eram relacionadas indiretamente a essa cultura), como a noção de sabedoria, e de tolerância, por mim citado acima.

Bem, escrevi isso tudo para mostrar minha opinião a cerca do Jesus histórico, do homem Jesus. Muitos de meus amigos irão querer tentar me fazer mudar de idéia, falar que estou em heresia, etc.

Vou deixar claro que sou cristão! Um cristão universal! O Amor de Deus é para todos, sem excessão! Jesus foi um dos porta-vozes de Deus, assim como o próprio Buda, entre outros, cada um a melhor maneira que pôde. Sendo ele o mestre, então temos também estas lições a aprender!

Jesus, no alto de sua sabedoria, nos ensinou: Amar a Deus acima de Tudo, e ao próximo como a si mesmo. Nisto está toda a Lei. A Lei não somente judaica, mas de todos os povos! Todas as leis estão resumidas nestas duas!

Deixo aqui minha opinião sobre a vida do crucificado pela "voz do povo".
Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário