sábado, 30 de junho de 2012

Análise - Prometheus


Senhoras e senhores do meu Brasil varonil... Venho por meio desta novamente trazer a análise do filme que estreou 15 de junho no Brasil (porém, só consegui assistir dia 27). Apesar disso, conheço um monte de gente que ainda não assistiu o filme (milagrosamente), e por isso, vou aproveitar e escrever minha resenha "breve" resenha.



A principio, o filme mostra um ser de cor azulada, aparentemente grande, de forma humanoide, tomando, o que eu chamaria de, um copo de um líquido negro (se bem me recordo. Assisti a versão em 3D, e, por mim, foi complicado prestar atenção nos detalhes, enquanto lutava para aliviar a pressão dos meus próprios óculos e os 3D sobre meu nariz). Logo após tomar o líquido, ele começa a passar mal, e a se desfazer por completo, mostrando que o líquido ingerido estava mexendo completamente com sua estrutura de DNA, finalizando a cena com nosso misterioso ser caindo em um rio de águas revoltas e se desfazendo (literalmente se desmembrando) dentro d'água.

Nosso "homem" misterioso

Logo após, rumamos para o ano de 2085 (se minha memória ainda esta boa), na nave que dá nome ao filme, a Spaceship Prometheus. Somos apresentados aqui a nossos intrépidos heróis (e babacas iniciais que você sabe que irão morrer logo de inicio) e vilões.

Porém, a partir daqui... Se você viu este trailer aqui em baixo, e esta esperando algo realmente surpreendente... Talvez você acabe encontrando algo surpreendente, mas não do jeito que espera.

Ao menos, eu esperava algo como manipulação genética, política, extinção em massa da raça humana, viagem espacial, tecnologias avançadas, outras raças espaciais interagindo, complôs internacionais, governo mundial (vai dizer que essa cena não parece com o discurso de um deputado importante em uma tribuna de um Parlamento Mundial hipotético?)... Coisas do tipo...

O que eu encontro é quase isso... Tire o complô pela política comercial corporativa, digna dos maiores enredos Space Punks conhecidos, como Alien, por exemplo. Outras raças interagindo? De fato, existe (very less, but exist). Tecnologias, manipulação genética? Ok, também... Governo Mundial? Vamos dizer que isso seria algo intrinseco... Porém, o que você encontra vai bem além do que você imagina... Na verdade, o rumo que o filme vai tomando é algo que devo elogiar com louvor. Apesar dos velhos clichês, como quando você olha pros primeiros idiotas perdidos e sabe que eles irão morrer "para nooooooooossa alegriaaaa") por exemplo, em muitos pontos você consegue encontrar pontos de cena e enredo muito interessantes que te prendem... Só não vou contar aqui quais, pois como eu sei que mais da metade dos meus conhecidos não viram o filme ainda, então, não quero estragar a surpresa deles... Apesar de todo o preparo psicológico aqui feito. Entretanto, desaponta pelo fato de o Trailler te dar uma esperança e você receber outro material de volta.

Apenas digo uma única coisa: Para cinéfilos antigos e fãs de filmes da série "Alien" e "Predador" , serão adicionados muitas revelações verdadeiramente bombásticas. Only it.

Bem, concluindo, o filme realmente impressiona, principalmente com relação aos efeitos especiais, a história cheia de reviravoltas, um mundo alienígena bem construído. Entretanto, como eu disse, me desapontou no tocando a expectativa gerado pelo trailer acima. Para o fã médio de Ficção Cientifica, não decepciona em nada.

Bem, é isso galere. Hasta Luego!

PS.: Essa foi minha primeira experiencia 3D no cinema, e, sinceramente, gostei bastante dos efeitos adicionais do efeito... Por duas vezes me peguei desviando de destroços que voavam em minha direção. rsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário