domingo, 21 de novembro de 2010

Não se engane: Existe diferença entre paixão e amor!

Muitas vezes escuto por muitos dizendo que estão apaixonados, que amam, ou que possuem uma grande paixão por algo ou alguém... Mas qual é o sentido real destas palavras?



Basicamente, teremos que destrincha-las com calma.

Paixão denota o sentido de desejo, atualmente. Sua raiz linguista vem do latim, mais exatamente da palavra "Passio", que em italiano é "passion", em portugues, paixão. "Pasio" quer dizer sofrimento, tortura. Quando acrescido do prefixo "a", seu significado muda, contrariando-o. Assim sendo, "Apasio", que em italiano é "apassionado" e em portugues "apaixonado".

Porém, com o passar das eras, "paixão" foi perdendo seu significado antigo, sendo mais usado para denotar os instintos e vícios mais selvagens do homem, como o sexo, a gula, entre outros. Logo, tal palavra era utilizada justamente para definir que estes e tantos outros vícios e outras desvirtudes não seriam nada mais do que uma grande fonte de sofrimento. Não para o corpo em si, mas para a alma.

Logo, o que homens e mulheres sentiam como simples atração foi chamado por paixão também. Como, pelo menos no Ocidente, a Igreja via a cópula antes do casamento algo pecaminoso, este instinto, que é algo natural de todos nós, fora denominado desta forma, além de ser realizado com a ausencia de sentimentos... Em tese.

Diziam ser um sofrimento para a alma, pois a paixão supriria certas carencias, ou de ordem afetivas, ou de ordem sexual, que a pessoa, psicologicamente ou não, possui-se.

Em resumo, estar apaixonado é amar, e desejar a pessoa amada. Paixão, pura e simplesmente, é apenas o coito macho-femea / macho-macho / femea-femea / entre outros...

Amar já está além de toda a compreensão, pois, é toda uma junção de sentimentos (alguns dizem que até mesmo o ódio dela faz parte).

Espero que tenham gostado desta pequena e breve aula basica de filologia e psicologia.

Dúvidas, perguntas, elogios, críticas e ameaças de morte, só comentar.
Até mais!!!

Um comentário:

  1. muito interessante, parece que já tinha lido algo à esse respeito, vou ver se leio algo a respeito de filologia (antes desconhecia a palavra) xD

    ResponderExcluir